Tecnologia

66% dos americanos não gostariam que a IA ajudasse a tomar decisões de contratação


Um estudo recente da Pew Research sobre o uso de inteligência artificial ao contratar e avaliar trabalhadores revela opiniões contraditórias.

Ai, análise, inteligência artificial, automação, grande volume de dados, cérebro, o negócio, Cg, computação em nuvem, comunicação, computação gráfica, conceito, criativo, Cyber, Aprendizagem profunda, transformação digital, Ed
Imagem: metamorworks/Adobe Stock

Os americanos estão divididos sobre se a inteligência artificial vai prejudicar os candidatos a emprego ou ajudá-los, de acordo com um novo estudo. Relatório do Centro de Pesquisa Pew. A pesquisa com 11.004 pessoas realizada em dezembro de 2022 cobre uma ampla gama de perguntas sobre se os trabalhadores acham que a IA pode melhorar ou piorar o processo de contratação e como.

Pule para:

Os entrevistados estão divididos sobre se a IA ajudará ou prejudicará os trabalhadores

Cerca de um terço dos americanos (32%) acha que a IA prejudicará e prejudicará igualmente os trabalhadores em geral, enquanto outros 32% acham que prejudicará, 13% acham que ajudará e 22% não têm certeza sobre seu efeito potencial.

A pesquisa perguntou se as pessoas se sentiam confortáveis ​​com os empregadores usando IA para “coletar e analisar dados, tomar decisões e concluir tarefas”, principalmente na contratação. Embora a pesquisa não tenha especificado o tipo de IA que pode ser usado, o tempo coincide com a proliferação de IA generativa, como o ChatGPT.

A maioria dos entrevistados (62%) acha que a IA terá um grande impacto na força de trabalho americana em geral. Outros 21% disseram que causaria um impacto menor. Uma pequena parcela previu que não teria efeito (2%) ou não tem certeza (15%). Esses números mudam um pouco quando os trabalhadores são questionados sobre o impacto da IA ​​sobre eles especificamente como indivíduos: 35% previram que a IA teria apenas um impacto menor em seus empregos, 28% previram que teria um grande impacto, 19% disseram que não teria impacto e outros 19% não têm certeza.

VER: Alguns gerentes de contratação estão mudando o foco para habilidades, não graus ou experiência específica.

Muitos candidatos a empregos se opõem à IA na contratação

O estudo da Pew Research mostra que a maioria dos americanos pesquisados ​​(72%) se opõe a que a IA tome as decisões finais de contratação. Alguns são receptivos à ideia de a IA estar envolvida em parte do processo de contratação, mas não tomando a decisão final — 41% dizem que se opõem à ideia de a IA revisar os pedidos de emprego, enquanto 28% são a favor e 30% são inseguro.

As pessoas também relutam em se candidatar a um emprego sabendo que uma IA está ajudando a tomar decisões de contratação, com 66% dizendo que não gostariam nem de começar a se candidatar nesse caso. Outros 32% ainda gostariam de se candidatar.

VER: O LinkedIn descobriu que 68% das pessoas envolvidas na contratação estão otimistas sobre o impacto da IA ​​no recrutamento.

Opiniões sobre empregadores usando IA para rastrear trabalhadores

Os adultos americanos estão mais divididos sobre se são a favor ou contra o uso da IA ​​para rastrear a produtividade dos trabalhadores e lidar com outras tarefas administrativas do dia-a-dia. De todos os entrevistados, 47% se opõem à ideia de usar a análise de IA do desempenho do trabalhador para tomar decisões sobre quem promover, enquanto 22% são a favor.

Os números são divididos de maneira semelhante em outras maneiras pelas quais a IA usada para rastrear a produtividade pode reduzir a privacidade. Dos entrevistados, 51% se opõem ao uso de IA para rastrear exatamente o que os funcionários estão fazendo em seus computadores de trabalho, enquanto 27% são a favor e 22% não têm certeza. Uma grande maioria (70%) se opõe ao uso de IA para analisar as expressões faciais dos funcionários, o caso de uso menos popular apresentado pela pesquisa.

Como a IA na contratação afeta as decisões dos candidatos de se candidatar

Outro aspecto importante da perspectiva de usar a IA no processo de contratação é que os candidatos a emprego querem “o fator humano”.

“E se eu não tiver as palavras-chave ‘certas’ em minha inscrição?” uma entrevistada, uma mulher de 40 anos, escreveu. “Eu seria demitido imediatamente?”

No total, 66% disseram que não gostariam de se candidatar a um local de trabalho que usa inteligência artificial para ajudar nas decisões de contratação; outros 32% disseram que ainda se candidatariam. A porcentagem restante não deu uma resposta.

Alguma preocupação com preconceito racial ao usar IA para contratação

Outra preocupação sobre a contratação de IA é que ela exacerbaria o viés no processo de contratação. A maioria (53%) dos candidatos que acredita que o viés racial ou étnico é um problema na contratação acredita que a IA reduziria esse viés, enquanto 13% dizem que a IA seria pior do que os humanos ao tratar os candidatos igualmente. Outros acham que seria tão tendencioso quanto os humanos (32%). Dos membros do grupo pesquisado que são negros americanos, 47% disseram que a IA reduziria o viés na contratação e 20% dizem que pioraria, o que é um sentimento negativo mais forte do que o grupo em geral. Trinta e dois por cento dos negros americanos entrevistados disseram que não tinham certeza.

A consciência da IA ​​na contratação ainda tem espaço para crescer

A partir desta pesquisa do final de 2022, a maioria dos americanos não estava pensando em como a IA poderia ser usada no processo de contratação. De acordo com o Pew, 61% disseram que não tinham ouvido falar sobre o uso de IA no processo de contratação antes de participar da pesquisa. Os empregadores devem ser transparentes sobre se estão usando IA em seu processo de contratação e educar os candidatos sobre o que esperar desse processo.



Source link

Back to top button